top of page

​​Os artistas regionais têm uma posição de destaque no FASA. Jogaremos luz sobre a produção cultural de cada território visitado, trazendo ao público trabalhos artísticos locais que estabelecem conexões com o universo das águas. 

 

Artistas regionais, individuais ou em grupo, de dança, música e/ou teatro apresentam trabalhos que tangenciam a temática da água a partir de experiências lúdicas e multissensoriais.

SANTOS | SP

 

25.09.24 

19h | QUARTA

 

CONCHA ACÚSTICA

Av. Vicente de Carvalho, 0 - Gonzaga,

Santos – SP

SHOW com Quarteto de Cordas Martins Fontes

Quarteto de Cordas Martins Fontes

O grupo foi criado em 1976 por iniciativa da Secretaria de Cultura de Santos. Em 1993 passou a ser um corpo estável e a fazer parte do quadro permanente da Prefeitura. O Quarteto realizou vários concertos em Santos, São Paulo e litoral paulista. Entre suas principais atividades, destacam-se o Projeto FÁ, SOL, LÁ; os Concertos Populares (ambos direcionados para a formação de platéia) os Concertos Oficiais em que são mostradas as principais obras dos compositores que escreveram para esta formação e as participações nos Festivais de Música Nova, evento internacional destinado à execução e divulgação da música contemporânea. Divulgar a música de câmara e aproximá-la da comunidade é o principal objetivo do Quarteto. Em 2019 realizou uma turnê por Portugal com um espetáculo onde fazia um passeio pelos vários ritmos brasileiros.

 

Ulisses Nicolai - 1º violino

Iniciou seus estudos no projeto Jaffé na Orquestra de Cordas do SESC, depois com o professor Klaus Wusthof. Participou dos Cursos de Pós Arte em Teresópolis, de Campos de Jordão e de

Interpretação musical com Walter Bianchi. Foi spalla da Orquestra de Câmara da Fundação UNITAU, em Taubaté e desde 1995 é spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos e 1º violino do Quarteto Martins Fontes.Participou de várias Orquestras: de Câmara da Faculdade Carlos Gomes, Experimental de Repertório, Sinfônica de Ribeirão Preto, Sinfônica de Santo André e como convidado da Sinfônica Municipal de São Paulo. É integrante do Quarteto Cordas & Cia, desde 1993 e do Duo Rossana & Ulisses. Participou da Cia. Ópera Curta de 2011 a 2017 com os espetáculos: La Traviata, La BoHéme, Madame Butterfly e Barbeiro de Sevilha

 

Adonai Ribeiro - 2º violino

Atuou como violinista em diversas Orquestras Sinfônicas do Estado de São Paulo, entre elas: Sinfônica de Santo André e Experimental de Repertório. Atualmente é integrante da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, desde 1995 e do Quarteto Cordas & Cia, desde 1993. Participou da Cia. Ópera Curta com o espetáculo La Traviata. Estudou com os professores Alberto Jaffé, Klaus Wüsthof, Toshio Takeda, Paulo Bosisio e Laércio Diniz.

 

Erlon Silva Lima – Viola

Atuou como violista em diversas Orquestras Sinfônicas do Estado de São Paulo, entre elas a Municipal de Sorocaba (chefe de naipe), Experimental de Repertório. Atualmente é integrante das Orquestras: Municipal de Santos – desde 1996 (2001, 2010 e 2011 foi um dos vencedores do concurso interno de solistas) e Municipal de Santo André. Estudou com o professor Henrique Muller e fez Pós-graduação - Musicoterapia – FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) - Período: 08/2012 a 09/2013 Graduação - Música (especialização em violino) - Universidade Federal de Minas Gerais - Conclusão: 1995. Participou dos Festivais: VI Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga e XXIII de Inverno de Campos do Jordão

 

Rossana Nicolai - Violoncello

Estudou Violoncelo com os professores: Gretchen Muller, Adriana Holtz, Ricardo Fukuda e Júlio Ortiz. Formou-se em Piano pela Escola Musical Henrique Oswald, fez formação na Fundação das Artes de S.C. do Sul, Conservatório de Tatuí e Escola Municipal de Música de São Paulo. Integrou as Orquestras: Sinfônica Jovem do Litoral e de Câmara de Taubaté. Desde 1995 integra a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos e do Duo Rossana e Ulisses. Participou da Cia. Ópera Curta de 2011 a 2017 com os espetáculos: La Traviata, La Bohéme, Madame Butterfly e Barbeiro de Sevilha.

26.09.24 

17h | QUINTA

 

THEATRO MUNICIPAL BRAZ CUBAS

Centro Cultural Patricia Galvão - Av. Senador Pinheiro Machado, 48 - Vila Matias, Santos – SP

FOTOGRAFIA

Exibição de fotos de Marcos Piffer

Marcos Piffer

Fotógrafo profissional desde 1989. Formado em Arquitetura e Urbanismo, tem especialização em Gestão Ambiental e é mestre e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É autor de 28 livros de fotografia, entre eles Patrimônio da humanidade no Brasil e Amazônia, ambos coeditados pela UNESCO. Suas fotografias integram os acervos permanentes do Museu de Arte de São Paulo (Masp), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), Instituto Cultural Itaú, Banco Itaú BBA, Coleção Fnac e várias coleções particulares. Dos prêmios recebidos, é importante citar a Bolsa de Artes da Fundação Vitae, concedida em 1996, e o Prêmio Estímulo, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo em 1995. Foi editor da revista Guaiaó, em que propõe pensar a cidade de Santos (SP) através da cultura litorânea.

NAZARÉ PAULISTA | SP

 

12.09.24 

QUINTA

 

CENTRO SOCIOCULTURAL PEDRO BISPO DE SENA

Av. Comendador Vicente de Paula Penido, 140 – Centro

08h30 - OFICINA CRIATIVA

Wilton Garcia

Público: estudantes e docentes de escola pública e demais interessados/as 30 vagas.

Inscrições pelo whatsapp (21) 995827353.

Criação de um painel visual de elementos da água, em formato cortina suspenso larga escala (300x200cm). Com reuso de material do cotidiano, usar diferentes técnicas (colagem, desenho, pintura), apoiadas pelo conceito de Bricolage. E despertar a sensibilidade de uma Arte Sustentável, ao convidar jovens de escola pública de Nazaré Paulista/SP para elaborar formas aquosas (âncora, barco, cavalo marinho, concha, lula, peixe), que tematizem a natureza viva da água. O resultado dessa atividade coletiva será fotografa, videografada e divulgada nas redes sociais da internet.

Wilton Garcia

Artista visual, docente da Fatec, Pesquisador Fapesp, Doutor em Comunicação pela USP. Em Nazaré Paulista dirige o Ateliê Hagrado, desde 2007, que propõe ações de arte em prol do meio ambiente – contra o desperdício e a poluição de rios e lagos.

15.09.24 

DOMINGO

 

PRAÇA DA IGREJA N. SRA. DE NAZARÉ

Praça Nossa Senhora de Nazaré, 49 – Centro

15h - SHOW

Tony Viola

Tony Viola

Tony Viola nasceu e foi criado no interior trabalhando em lavouras. De origem humilde, Tony é Autodidata na viola e começou a tocar e cantar cedo, com apenas 16 anos. Teve várias parcerias, dentre as quais se destacam os duos com Mauricio Torres, Fábio Reis e Jander.  Tocou em Folia de Reis, eventos religiosos, festivais e diversos programas de TV, tornando-se conhecido e admirado na região.

15h30 - APRESENTAÇÃO

Associação de Capoeira Berimbau da Senzala - Mestre Bené

Associação de Capoeira Berimbau da Senzala - Mestre Bené

Benedito Aparecido de Almeida, conhecido no mundo artístico da capoeira como Contramestre Bene, iniciou seus estudos no esporte em 1990, formando-se em 1998 pelo Grupo Senzala de Capoeira, com sede na cidade de Mairiporã- SP.  Em 1999 funda a Associação de Capoeira Berimbau da Senzala, na cidade de Nazaré Paulista-SP, que conta com sede própria no bairro Vicente Nunes e atua em parceria com a Secretária de Cultura e Esporte do Município. A associação participa de diversos eventos nacionais e internacionais. Seu projeto “Educando com Capoeira” desenvolve trabalhos com crianças, jovens e com a terceira idade, sendo fundamental para a vida cultural e social da cidade.

SÃO BERNARDO DO CAMPO | SP

 

08.09.24 

DOMINGO

 

PARQUE ENGENHEIRO SALVADOR ARENA

Av. Caminho do Mar, 2980 - Rudge Ramos, São Bernardo do Campo – SP

 

14h às 18h - FOTOGRAFIA

Exibição de fotos de Nario Barbosa

Nario Barbosa

 

Migrante nordestino veio para São Paulo na década de 70. Iniciou sua trajetória profissional como entregador de jornal em um grande jornal da região, o Diário do Grande ABC. Com o passar do tempo, Nario foi ocupando outras funções dentro do jornal, como office-boy, laboratorista fotográfico até chegar ao posto de repórter fotográfico, que ocupa há 26 anos. Nario se apropria de imagens cotidianas durante o exercício de suas funções e produz um trabalho de intervenção na fotografia de diversas maneiras, do negativo ao papel fotográfico e com diferentes técnicas. A pesquisa de Nario carrega uma herança do passado que é cuidadosamente explorada em sua obra. Através das cores e de um trabalho delicado, cenas por vezes melancólicas ganham novos significados pelo olhar sensível do fotógrafo.

15h - PALESTRA ESPETÁCULO

com Coletivo Sankofa

Palestra sobre a mitologia Iorubá, apresentando a relação das Yabás com as águas. Nesta atividade lúdica, através de uma palestra ilustrada pela dança, teatro e percussão, o público irá conhecer divindades como Nanã, Iemanjá, Oxum e Iansã, trazendo uma ligação entre a água, a vida e o poder feminino.

Coletivo Sankofa

 

O Coletivo Sankofa é um grupo independente, que atua há 7 anos com apresentações artísticas e ações de formação de alunos de regiões de vulnerabilidade social dentro do estado de São Paulo. O grupo visa propagar a cultura afro-brasileira, através da dança, percussão, coral e teatro, valorizando a nossa cultura ancestral em diálogo com a realidade presente no nosso cotidiano.

16h – SHOW

com Bocato Sexteto

Bocato Sexteto

 

Natural de São Bernardo do Campo, o trombonista Itacyr Bocato Júnior é considerado um dos "mais expressivos" músicos do país. Ao longo de sua carreira acompanhou artistas como Seu Jorge, Rita Lee, Ney Matogrosso, Roberto Carlos, Elis Regina, Carlinhos Brown, Itamar Assumpção e Vange Milliet, entre outros. Em 99, morando na Europa, participou do Festival de Montreaux tocando as músicas de seu CD “Samba de Zamba”. Em 2000 apresentou seu CD “Acid Samba” na Suíça e em 2003 participou do Festival de Moscou, com sua banda e acompanhando Leny Andrade e João Donato. Após voltar da Rússia, participou da Banda Domingão do programa do Faustão, na Rede Globo e faz shows pelo Brasil de seu CD “Antologia da Canção Brasileira - vol.1”. e “Antologia da Canção Brasileira - vol.2".

CAMPOS DO JORDÃO | SP

 

31.08.24 

SÁBADO

 

PARQUE CAPIVARI - PALCO

R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1291 – Capivari – Campos do Jordão – SP

 

14h às 15h30 - FOTOGRAFIA

Exibição de fotos de Thiago Carneiro e Reinaldo Opice no telão do palco.

ThiagoCarneiro.webp

Thiago Carneiro

 

Nascido nas terras altas da Mantiqueira, Thiago é observador e fotógrafo de aves desde 2000, ano em que iniciou sua atuação com ecoturismo na cidade de Campos do Jordão. Desde 2009, realiza um trabalho completamente focado na observação de aves, recebendo pessoas do mundo inteiro para essa prática.

ReinaldoOpice.webp

Reinaldo Opice

 

Em seu trabalho, Reinaldo Opice aborda a natureza para registrá-la em uma fotografia autoral de elevada qualidade técnica onde lida com as cores, composição, luzes e sombras para obter uma imagem pulsante em sensações e emoções.

 

Suas fotos refletem a preocupação com a preservação da natureza e inspiram o conservacionismo através do registro das nuances e riqueza do meio ambiente.

14h30 - APRESENTAÇÃO DO PROJETO MÚSICA NA ESCOLA

Banda de Percussão Melódica

Maestro Fulvio Mendonça Vilen

MusicanaEscola.webp

Banda de Percussão Melódica

Maestro Fulvio Mendonça Vilen

 

A Banda Marcial Irene Lopes Sodré (BAMILS) e Banda Laurinda da Matta (BALMAT) atuam desde 2018, com o “Projeto de Música na Escola”, projeto que tem a parceria da Fundação Lia Maria Aguiar, com a Prefeitura Municipal de Campos do Jordão. Conta hoje, com 37 alunos com idade de 07 a 16 anos, todos alunos de ensino fundamental I e II.

 

Com a finalidade de introduzir nos currículos escolares dos alunos os ensinamentos da cultura musical, fortalecendo a integridade, o respeito e a inclusão social, o projeto visa o desenvolvimento do aluno em seu ambiente familiar e na sua autoestima, para um futuro melhor, tornando-os cidadãos que valorizam o próximo e a cultura do nosso país.

ClaudioFukumitsu.webp

15h – AULÃO DE FORRÓ

Claudio Fukumitsu - CIDS Escola de Dança

Claudio Fukumitsu

 

Pós-graduado em Dança: Arte, Esporte e Educação.

Proprietário da CIDS Escola de dança com mais de 15 anos de experiência na área.

CAMPOS DO JORDÃO | SP

 

01.09.24 

DOMINGO

 

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ROBERTO CIVITA - PARQUE DA LAGOINHA

Avenida Pedro Paulo, 1455 – Lot Véu da Noiva – Campos do Jordão – SP

 

GabrielaSancksmo.webp

13h – OFICINA DE ILUSTRAÇÃO

Gabriela Sancksmo

15 vagas. Inscrições pelo WhatsApp 12 99173-4474.

Oficina de Ilustração

 

Os participantes serão guiados a capturar através da arte a essência e os detalhes intrincados da água, revelando as texturas, formas e padrões fascinantes presentes nela, proporcionando uma nova perspectiva de apreciação para a sua beleza e complexidade, enquanto aprendem sobre a importância da preservação dos corpos d'água e como a biodiversidade depende desses ecossistemas. Utilizando tinta guache, os participantes experimentarão a criação de paisagens que refletem a sua beleza e a interconexão entre a arte e a natureza. 1h30 de duração.

Gabriela Sancksmo

 

Gabriela é artista visual, arte educadora e ilustradora interdisciplinar, busca constantemente se envolver com trabalhos que ofereçam conhecimentos e formas de enriquecimento artístico. Acredita que a arte é uma ferramenta poderosa para expressar emoções, transmitir mensagens e explorar diferentes perspectivas.

Marina Baldim2.webp

14h30 – OFICINA DE TERRÁRIO

Marina Baldim

15 vagas. Inscrições pelo WhatsApp 12 99173-4474.

Oficina Terrário

 

A oficina de terrário é uma ferramenta de educação ambiental onde os participantes aprendem na prática as técnicas para fazer um terrário, abordando temas como ciclo da água e dos nutrientes. O terrário é capaz de simular o planeta terra e sua atmosfera. São disponibilizados aos participantes todos os materiais para realização da oficina e ao final, cada participante leva seu terrário para casa. 1h30 de duração.

Marina Baldima

 

É formada em Gestão Ambiental e atuou em Unidades de Conservação especializando-se em meio ambiente, recursos hídricos e educação ambiental. Idealizadora do documentário: Amantikir o Berço das Águas Jordanenses, encantou-se com as histórias das águas da Serra da Mantiqueira Paulista, que desaguam no maior estuário do mundo no Rio da Prata. Coordena o Centro de Educação Ambiental Roberto Civita, desenvolvendo o Programa de Educação Ambiental CEARC. Apaixonada pelo montanhismo foi coordenadora regional do projeto de trilhas de longo curso Transmantiqueira. Coordenadora local do município de Campos do Jordão pelo projeto Caminho das Águas para a Sustentabilidade, que desenvolve o Programa de Educação Ambiental das bacias hidrográficas Sapucaí Guaçu e Sapucaí Mirim. Gerente de Sustentabilidade, acredita que o conhecimento desperta o pertencimento necessário para preservar o meio ambiente em meio às emergências climáticas.

IPORANGA | SP

 

04.08.24 

DOMINGO

 

PRAÇA LUIZ NESTLEHNER

R. Benjamin Constant, 276-302 - Centro

 

13h30 às 16h - FOTOGRAFIA

Exposição de fotos em Projeção de Dillan Mendes e Irineu Ramos de Lima.

Local: Igreja Matriz

DillanMendes.webp

Dillan Mendes

 

Guia Credenciado no PETAR, com especialidade em fotografia, observação de aves e off road, com 5 anos de experiência.

IrineuRamosdeLima.webp

Irineu Ramos de Lima

 

Conhecido como Tiço, é guia de cavernas há 39 anos. Começou a se interessar por fotografia ao observar o trabalho de um fotógrafo que guiou. Suas fotos são sempre focadas na natureza e na população da região do PETAR.

13h30 às 16h30 - EXIBIÇÃO DE ARTESÃOS

Local: Praça da Matriz (Praça Luiz Nestlehner)

OS SABERES DO CIPÓ TIMBOPEVA

João Florindo | Trançado de cestos 

Renato Pedroso | Vassouras 

Rudinei Rodrigues de Paula | Jiqui covo (para pesca)

JoãoFlorindo.webp
RenatoPedroso
RudineiRodriguesdePaula
DeboraDias.webp

13h30 - OFICINA DE ARTESANATO

Débora Dias | Peixe em fibra do tronco da bananeira (Adorno)

Local: Praça da Matriz (Praça Luiz Nestlehner)

Vagas limitadas. Inscrições pelo WhatsApp 21 98678 7720.

Debora Dias

 

É artesã desde criança, aprendeu a função de retirada da fibra do tronco da bananeira e elaborar peças com as fibras com sua avó que aprendeu a técnica com seus antepassados.

 

Hoje é cuidadora e zeladora da Casa do Artesão de Iporanga, onde organiza e cataloga as peças dos artesãos, e é responsável pela venda e pagamento aos artistas. Sua renda é exclusivamente da venda das fibras do tronco de bananeira, das suas peças na casa do artesão e como oficineira.

 

Suas peças também são adquiridas em todo o território nacional. Participa de um projeto com o Sebrae para venda do seu artesanato em uma loja de artesanato na cidade de São Paulo.

 

Em 2023, foi contemplada com o projeto cultural “Mulheres de Fibra de Iporanga” pelo edital das demais áreas da cultura através da Lei Paulo Gustavo de Iporanga, onde ministrou 3 oficinais em comunidades rurais do município, ensinando o tradicional tratamento das fibras retiradas do tronco da bananeira e a elaboração das peças. Nesta oficina trabalhará artesanatos inspirados nos rios e nos peixes de Iporanga.

MariaPaixão.webp

14h30 – OFICINA DE ARTESANATO

Maria Paixão | Balaio trançado em taquara (para pesca)

Local: Praça da Matriz (Praça Luiz Nestlehner)

Vagas limitadas. Inscrições pelo WhatsApp 21 98678 7720.

Maria Paixão

 

Artesã desde criança, quando aprendeu a técnica do trançado em taquara.

JulioCesar-Luciano.webp

15h30 – SHOW

Julio César & Luciano

Local: Coreto da Praça da Matriz

(Praça Luiz Nestlehner)

Julio César & Luciano

 

A dupla de músicos de Iporanga vem se apresentando na região em diversos eventos e recebendo prêmios em festivais. Foram os campeões do Festival Sertanejo 2019 de Capão Bonito e foram a dupla vencedora da 50ª Roda de Violeiros – “Fermínio Gonçalves de Freitas” em Registro. Em 2024, se apresentaram no Festival Melquíades Álvares Pessoa no município de São Miguel Arcanjo.

FilhosdeIporanga.webp

16h – SHOW

Filhos de Iporanga

Local: Coreto da Praça da Matriz

(Praça Luiz Nestlehner)

Filhos de Iporanga

 

Grupo musical originado a partir de uma canção homônima do compositor desta cidade Benedito Rodrigues. Desde sua criação, a música tem sido apresentada em diversos festivais e eventos na cidade de Iporanga e em regiões vizinhas. Músicos veteranos locais integram este grupo que se dedica principalmente ao estilo sertanejo caipira, com ênfase na valorização da viola.

ILHABELA | SP

 

14.07.24 

DOMINGO

 

INSTITUTO BAÍA DOS VERMELHOS

Av. Governador Mário Covas Júnior, n° 11.970

 

10h às 18h - FOTOGRAFIA

Exposição de fotos de Maristela Colucci e Luciano Candisani em telas.

Local: Foyer do Teatro de Vermelhos

Maristela Colucci

 

É fotógrafa e artista visual. Apresentou seis exposições individuais no Brasil e uma em Lisboa, Portugal. Coletivamente, expôs no Brasil em museus como MAM e MIS e no Memorial da América Latina. Expôs também na Colômbia, na Itália, na Tailândia, em Portugal e nos Estados Unidos. Tem oito fotolivros autorais publicados e suas imagens estão em 24 selos do Brasil e em cartões telefônicos. Estão presentes também nas seguintes coleções: MAM (Verde Lente), FNAC e BnF – Bibliothèque nationale de France.

Luciano Candisani

 

Produz há duas décadas narrativas fotográficas que interpretam culturas tradicionais e ecossistemas ao redor do mundo. Suas imagens, reconhecidas com alguns dos principais prêmios da fotografia mundial, reúnem uma identidade estética e se equilibram de forma peculiar entre arte e documento. São imagens sempre carregadas com a motivação criativa do autor: mostrar a vida nos grandes espaços naturais remanescentes e alertar para a urgência de salvaguardar territórios e culturas em risco. Seus trabalhos aparecem em exposições, galerias de arte e museus ao redor do mundo e são publicadas por revistas conceituadas, como a norte-americana National Geographic e a alemã GEO, além de vários jornais, como o britânico The Guardian e os brasileiros O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, entre outros. Sua produção conta ainda com sete livros fotográficos, inúmeras matérias, workshops e palestras no Brasil e exterior.

12h - PINTURA AO VIVO

Patti Silva

Local: Foyer do Teatro de Vermelhos

Patti Silva

Ilustradora desenhista, Artista, Professora

 

Especialista em ilustrações botânicas e design, Patti trabalha com desenho e pintura em paredes em Ilhabela e região. Também atua como professora e oficineira no Projeto Margaridas e expositora do Projeto das Pretas e feiras diversas, incluindo participação em exposição de arte na Fundaci / Ilhabela.

13h - OFICINA DE LETTERING E POESIA VISUAL

Naiara Novazzi

Local: Em frente à Sala do Porão

Naiara Novazzi

Produtora cultural, artista visual e arte-educadora.

 

Naiara utiliza oficinas como ações catalisadoras na reinvenção do cotidiano. Com o objetivo de explorar a poesia em suas variadas formas e estilos, a artista convida o público presente para se expressarem durante essa experiência na Baía dos Vermelhos . O resultado final será um painel colaborativo.

16h – SHOW

Trio Instrumental Ciribaí

Local: Teatro de Vermelhos

Ciribaí

Música Instrumental

 

Trio instrumental formado pelos músicos Paulio Celé - Guitarra, Sá Reston - Piano e Junior Chiaparini - Baixo Elétrico, que prima pela espontaneidade da improvisação, com repertório repleto de referências à cultura popular, composições e arranjos autorais influenciados pela Música Universal de Hermeto Pascoal. O grupo está na fase de pré-produção do seu primeiro disco. Todos dedicam-se integralmente à música e dão continuidade à lógica dos ensaios semanais, tal qual a escola Jabour de Hermeto e Grupo, fazendo deste um feliz encontro que transmite através de sua expressão sonora o desejo de somar suas trajetórias musicais e honrar a Música Instrumental Brasileira.

18h15 – CORTEJO

Cortejo do Maracatu Marabantu na saída do show, conduzindo o público até a saída do Instituto Baía dos Vermelhos

Maracatu Marabantu

Cultura Popular

 

Criado em 2018, em Ilhabela-SP, Marabantu é um grupo percussivo, que estuda e promove a cultura Afrobrasileira e Pernambucana do Maracatu de Baque Virado, tendo como maior referência a Nação (grupo) de Maracatu Porto Rico (Recife – PE). O Grupo é conduzido por Pedro Vercelino, músico percussionista e educador musical, formado pelo Conservatório de Tatuí – SP, idealizador do Projeto Re-percussão, pesquisador da música afrobrasileira e do universo percussivo inserido nesse contexto.

bottom of page